quarta-feira, 14 de maio de 2008
Trabalho de Informática - SketchUp
A tarefa que nos foi passada pelos professores de informática consistia em modelar a sensação que tivemos com um trabalho escolhido no site do FILE ( Festival Internacional de Linguagem Eletrônica).
A obra que escolhi se chama Reactable. Trata-se de um dispositivo musical eletrônico, formado por uma mesa com interface multi-touch. Pequenos objetos são colocados sobre essa mesa e interagem tanto com ela quanto com os outros objetos ali presentes. Uma infinidade de sons pode ser criada a partir das diferentes conexões estabelecidas, possibilitando uma combinação diferente a cada uso e gerando músicas fantásticas. O "Reactable" é um instrumento que pode ser utilizado por todos: desde performers experientes, passando por DJs e chegando às crianças.
Debaixo da superfície da mesa, há uma câmera que analisa os movimentos das mãos dos usuários, gerando uma resposta/modificação no som original de cada objeto (que são pequenos cubos).
A interação acontece quando a pessoa gira, aproxima ou muda a orientação dos cubinhos.
Fiquei absolutamente fascinada por esse instrumento tão ilimitado e original, criado por Martin Kaltenbrunner.
As sensações que o Reactable provocou em mim foram diversas. As palavras que vieram à minha mente, no momento inicial, foram futurismo e cibernética. Também pensei na ausência de limites do referido instrumento, já que é possível criar infinitas músicas manipulando os cubos. Sendo assim, modelei no SketchUp uma espécie de trama sem início nem fim, em que todos os cubinhos estão conectados uns aos outros, de alguma forma. O percurso que se pode seguir é, também, ilimitado, e procurei usar cores mais fortes (embora translúcidas) que remetessem às coloraçõs das pinturas futuristas. Abstraindo um pouco mais, a forma modelada se assemelha à um emaranhado de cabos ou fiações que podem fazer um paralelo com a cibernética.
Segue o vídeo da obra escolhida:
Reactable usado em show da Björk:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário